O stand up Paddle e chamado de standup paddleboarding ( SUP ). Ele é um esporte aquático nascido do surf com raízes modernas no Havaí.
Os praticantes de stand-up paddle ficam em pranchas que flutuam na água e usam um remo para se impulsionar na água.
O esporte foi documentado em um relatório de 2013 que o identificou como a atividade esportiva ao ar livre com o maior número de participantes pela primeira vez nos Estados Unidos naquele ano. As variações incluem remo em águas planas, corrida, surf, SUP em corredeiras, ioga e pesca.
Nesse artigo do blog Remo certo, vamos aprofundar cada uma das modalidades…
Basicamente, existem pelo menos 9 modalidades de stand up paddle que você precisa conhecer antes de escolher aquela da qual você vai mais se identificar na hora de praticar esse esporte aquático tão famoso no Brasil:
Table of Contents
Toggle
Em resumo, o objetivo da modalidade Wave, também conhecida como SUP Surf, é juntar as habilidades do surf clássico com o uso do remo.
Ou seja, você entra nas ondas ficando em pé em cima da prancha gigante do stand up paddle e utiliza o remo para guiar em cima e por dentro das ondas.
As primeiras competições do esporte realizadas no Brasil foram dessa modalidade, para depois surgirem as outras como você vai ver a seguir.
De forma resumida, na modalidade de competição do stand up paddle tipo Race, o vencedor realiza um percurso definido no menor tempo possível.
Realmente é aquele onde o esportista utiliza de toda sua habilidade na prancha para chegar mais rápido durante o trajeto definido para a competição.
Para quem gosta de algo mais dinâmico. O stand up paddle do tipo Race Técnico ou Slalom é uma corrida entre obstáculos naturais, ou artificiais usando a prancha e o remo.
Nessa modalidade, é analisada no stand up paddle no Brasil a velocidade e a habilidade de cada atleta para lidar com todos os obstáculos, recebendo notas pela performance.
Se você gosta de velocidade, essa pode ser a melhor opção para você. No stand up paddle do tipo Race Sprint, o objetivo é atingir a maior velocidade em percursos curtos utilizando a prancha e o remo.
O Race Sprint é diferente do tipo Race porque aqui estamos falando de tiros curtos, diferente do Race onde falamos de trajetos maiores.
Na modalidade de stand up paddle do tipo maratona, são feitas provas de Race com distâncias entre 30 km e 50 km.
Desde 2013, uma prova dessa modalidade é realizada no Brasil pela Pantanal Extremo. Em 2015, o evento passou a valer pontos para o circuito brasileiro de SUP race overall.
A modalidade de stand up paddle do tipo Downwind é uma das modalidades mais desafiadoras do esporte.
Também pode ser considerada uma maratona, praticada a favor do vento em mar aberto.
A modalidade do stand up paddle do tipo River SUP é parecida com o rafting da canoagem e praticado em rios.
O objetivo é descer as corredeiras em cima da prancha e com o auxílio do remo. É uma modalidade indicada para quem já tem prática na prancha do SUP.
Tal qual o nome sugere, o SUP de pesca é a pesca em cima da prancha de SUP.
A vantagem dessa modalidade do esporte comparado com o barco a remo ou caiaque é a facilidade de transportar o equipamento para a pesca, além de ter acesso a lugares mais difíceis para barcos.
É a modalidade que mais tem crescido no mundo em águas rasas, bancos de areia, sobre recifes ou entre costões de pedras.
O SUP fishing é bem acessível, então pense em pescar e remar ou até mesmo participar de campeonatos desse tipo de stand up paddle que aceitam a utilização dessas pranchas. Vence o atleta que pescar o maior peixe.
Para quem curte uma manobra radical. O SUP do tipo freestyle é o mais praticado, onde são realizadas manobras com a ajuda do corpo e do remo, sobre a prancha.
Aqui cabe a habilidade do esportista para ganhar a maior pontuação.
Agora que você entende um pouco mais, chegou a hora de escolher sua prancha e começar a praticar. Aqui abaixo, você pode encontrar alguns artigos que você pode gostar.
ATENÇÃO: Conteúdo protegido!