Logo Remo certo
Quais os tipos de prancha de surf que existem: conheça 8 modelos...

Quais são os tipos de prancha de Surf que existe: Conheça 8 Modelos

Quando se é novo no Surf, essa é a primeira dúvida que existe, que tipo de prancha devo escolher? Qual é a melhor prancha para eu iniciar? Foi pensando nisso que decidi escrever esse artigo e trazer uma explicação para você.

Existem diversos tipos de pranchas para Surf, isso já está claro. Há diversas opções que se encaixam em diferentes tipos de ondas, estilos e níveis de experiência. Em vista disso, vamos conferir alguns modelos e suas respectivas características.

 

Tipos de pranchas e suas   características?

Blog remo certo tipos de prancha de Surf

Quando se fala em diferentes tipos de prancha, devemos considerar que há diferenças no tamanho, formato do bico e rabeta, volume, entre outros. 

Cada modelo terá suas peculiaridades e são mais indicadas para determinadas ondas e tipos de mares. Porém, muitas vezes, a escolha de qual equipamento usar para o surf também está relacionada com a preferência do surfista. Sendo assim, quando se é iniciante, você não tem uma preferência, pois não teve experiência pessoal com nem uma prancha. Os modelos mais comuns são:

1 – Bodyboard;

2 – Longboard;

3 – Shortboard;

4 – Gun;

5 – Evolution;

6 – Fish;

7- Funbord.

Vejamos cada um desses tipos de pranchas para Surf…

 

1 – Bodyboard 

Prancha de surf Bodybording

A tradução do termo em inglês bodyboard é “prancha de corpo”. Para se referir ao esporte praticado com esse acessório, em inglês, o correto é dizer bodyboarding. No entanto, no Brasil, é bastante comum usar bodyboard também como sinônimo da modalidade.

Com essa prancha, o surfista fica na superfície do mar, ele usa sua prancha bodyboard para deslizar pela crista, face ou curva de uma onda em direção à areia. 

A atividade também foi durante muito tempo conhecida como “morey boogie”, referência ao inventor da prancha, o norte-americano Tom Morey. Uma prancha padrão de bodyboarding consiste numa peça curta e retangular de material sintético hidrodinâmico, por vezes contendo uma tira ligada ao centro da prancha chamada leash ou stringer. Os praticantes do bodyboarding (bodyboarders) geralmente usam pés de pato para proporcionar uma propulsão adicional e controle da prancha.

Esse modelo de prancha é o mais usado em praias de todo Brasil para lazer e brincadeira das crianças. Mas não se engane por ela ser pequena…

Leia também – Nadadeiras, bodyboard e bodysurf: 10 melhores, como escolher a sua

Leia também – Bodyboard: 10 melhores pranchas de surf adulta e infantil

 

2. Longboard

Prancah de surf Longboards

Curiosamente, as Longboards foram as primeiras pranchas de surfe, usadas até meados da década de 1970. As atuais se inspiram no modelo de forma mais moderna. Sendo equipamentos maiores e mais grossos, com bico redondo e costumam medir de 9 pés para cima.

No geral, são ótimas para qualquer tipo de onda abrindo, mas principalmente para as pequenas e médias. Para surfistas mais experientes, é possível realizar manobras clássicas, como Hang Five e Hang Ten. 

A Longboard ainda permite que você atinja boas ondas, mas é fácil de remar e rápido na linha também nos dias de ondas pequenas e médias. Será difícil tirar esta prancha do pé depois que você começar a surfá-la. Há alguns até as consideram mais uma obra de arte do que apenas uma prancha de surfe

Os pranchões dão mais estabilidade, sustentação e flutuação ao surfista, o que é ótimo para iniciantes, assim como para os mais velhos e fora de forma, já que facilita na hora de entrar na onda. Porém, há mais dificuldade na realização de curvas, na hora de furar as ondas e para outras manobras mais radicais. 

 

3. Shortboard

Shortboard prancha de surf

Um dos tipos de prancha mais comuns e utilizados, até mesmo pelos atletas do WCT, a Shortboard, ou pranchinha, como também é conhecida, possibilita um surf mais técnico. Isso porque ela é mais ágil, agressiva, sensível aos movimentos e ideal para manobras progressivas e áreas.

Conta com equilíbrio entre velocidade e manobrabilidade, porém, como é menor, oferece mais dificuldade na remada e menos flutuação (para que haja mais velocidade e seja mais dinâmica). Por isso, é ideal para surfistas mais experientes. 

 

4. Gun

 

Prancha de surf Gun

 

Gun, com uma média de (7 a 12 pés), a Prancha Gun é uma prancha bem longa, estreita e com o bico extremamente pontudo. São pranchas de ondas grandes.

Esse tipo de equipamento possui um outline mais longo e estreito, com a ponta e a rabeta mais afiadas. É mais indicado para surfistas experientes, pois seu formato permite que os atletas acelerem bastante. 

São pranchas estáveis e ideais para ondas grandes. O modelo é usado por big riders. 

Lembrando que Big Rider é um surfista de ondas grandes, com pelo menos 15 pés de altura (5 metros).

 

5. Evolution

Prancha de surf Evolution

Evolution é uma prancha com uma média de (6’4 a 6’11 pés). São pranchas de surf intermediárias entre a Shortboard e a Funboard. Elas são mais volumosas que a Pranchinha, garantindo ao surfista estabilidade e facilidade na remada. Esse é um dos tipos de prancha que oferece flutuabilidade, estabilidade e capacidade de manobra. 

A Evolution costuma ser ligeiramente mais larga no wide point e conta com um bico levemente pontudo, o que ajuda na hora de realizar as manobras. É fácil de virar e pode ser usada por iniciantes ou avançados. 

 

6. Fish

Prancha de surf Fish

Fish é um modelo de prancha de (menos de 7 pés). As pranchas Fish são ideais para ondas pequenas e médias, e podem ser um tipo de prancha excelente para surfistas de intermediários a avançados.

O modelo Fish é caracterizado por ser mais largo, grosso, curto, com pouca curva e com a  rabeta swallow. É ideal para ondas com menos força, pequenas e médias, assim como as mais cheias. Seu desenho ajuda na flutuação e sua grossura facilita a remada. 

Contudo, esse modelo não proporciona boa performance em ondas maiores e mais cavadas.

Agora que você já conhece alguns dos tipos mais comuns, escolha o seu equipamento com mais entendimento.

 

7 – Funboard 

Prancha de surf pequena

A prancha de surf Funboard é um tipo de prancha de surf versátil, normalmente adequada para ondas pequenas e médias, ideal para iniciantes.

Podemos dizer que é uma boa prancha de surf  para fazer a transição entre a Longboard e a Shortboard, pois combina as características de ambas.

O funboard também é conhecido como mini-log, híbrido, minimal, Malibu ou prancha de surf de comprimento médio.

Ao mesmo tempo, ela é bastante espessa, propicia um bom volume. Esses atributos dão estabilidade ao surfista iniciante, para que ele tenha confiança ao pegar as primeiras ondas.

Por causa dessas características, a Funboard permite ao surfista realizar manobras sem muito esforço físico, diferentemente da Pranchinha, que exige um preparo maior. Outra vantagem da Funboard é a sua versatilidade, ou seja, a capacidade de se adaptar a um bom número de ondas.

Por fim, o funboard é um dos templates que todo surfista deveria ter em seu arsenal.

Com a escolha certa, pode ser o equipamento versátil para quase todas as estações e quase todos os tipos de ondas, do joelho ao surf na altura da cabeça. O funboard sempre irá mantê-lo entretido, seja em ondas moles de dois pés ou na altura dos ombros até a cabeça.

 

8 – Jet Surf

Prancha Surf elétrica motorizada

O oitavo modelo de prancha é um pouco mais tecnológica, sim amigos, estou falando do Jet Surf. O Jetsurf é um esporte radical de alta desempenho que consiste em surfar em cima de uma prancha motorizada. É uma mistura emocionante de surf, wakeboard e motocross, tudo em um só esporte. 

Com uma prancha motorizada de alta potência, é possível acelerar em velocidades incríveis e realizar manobras radicais na água. Inclusive, temos um artigo fazendo uma análise. Dessa prancha que pode variar com preço médio de R$5.000 mil reais a R$100.000 mil reais.

Imagine a sensação de liberdade enquanto você cavalga em ondas com a adrenalina a mil, mas sem precisar depender das condições do mar. O surf motorizado permite que você crie suas próprias ondas em qualquer lugar, desde lagos tranquilos até o oceano aberto. Vou deixar o artigo dessa analise aqui abaixo. 

 

E ainda faltou mais uma prancha de Surf chama SKimboard, sugi ler esse artigo, caso não conheça…

 

Até breve.

Leia Também...
Redator do blog Remo certo
Sobre o autor
Meu nome é Roberto Luis, sempre gostei de esportes aquáticos, principalmente Remo.
Esse foi um dos motivos de criar esse blog sobre Remos e outros acessórios.
Gratidão pela leitura! Aqui a baixo pode ter outros artigos que você vai adorar...
contato.remocerto@gmail.com
Vila Anair, Cachoeirinha, RS Brasil. Rua Jacarandá 42
Todos os diretos reservados ao site Remocerto.com.br - 2023

ATENÇÃO: Conteúdo protegido!