Logo Remo certo

Motor de Popa: o que é, diferenças de tempo desse motor e origem

Por muito tempo, a única forma de guiar um barco ou navio eram os remos. Mas isso mudou no primeiro momento com o vapor, e mais tarde com os motores a combustão.

Entender as características dos diferentes tipos de motor é algo que todo profissional reparador que quer se manter preparado para lidar com qualquer demanda deve saber. 

Para estar apto a prestar o atendimento é preciso dominar o funcionamento e as diferenças de tempo de um motor de popa, além de contar com as ferramentas certas para a manutenção.

Hoje, falaremos um pouco sobre Motores de Popa.

 

O que é um motor de popa, porque se chama assim?

 

O que é um motor de popa porque se chama assim

Quando foi criado o motor de popa? Quem é a mãe dessa criança?

Segundo dados históricos, o projeto de desenvolvimento do primeiro motor de popa Yamaha começou em 1958 com uma equipe de projeto de apenas dois engenheiros. Na época, tudo era novidade para eles quando começaram do zero para construir o primeiro motor marítimo da empresa.

Motor de popa ou motor fora de borda é um motor com uma ou mais hélices, destinada a possibilitar o deslocamento de canoa, bote, caiaque e também em alguns navios, em determinado meio aquático, seja em lago, rio, mar, oceano.

De forma resumida, o motor de popa leva esse nome, pois faz referência à parte traseira de barcos, botes, caiaque e outras embarcações. Por ele ser acoplado à parte de trás do barco, se originou o nome.

O motor de popa consiste em um tipo de propulsor usado para equipar veículos náuticos, como lanchas, botes e barcos de pequeno porte. O nome se refere à localização na parte traseira, como foi citado anteriormente.

Esse tipo de motor é recomendado para navegação em regiões de baixa profundidade, seja para atividades de pesca, esporte ou lazer. Explica-se: seu sistema de trim, útil para alterar o ângulo do eixo da hélice em relação ao barco, pode ser elevado por completo até a saída da água caso necessário.

Em suma, motores de popa são mais leves do que os centro-rabeta, outro tipo de propulsor náutico bastante comum. Também é possível encontrar opções de baixa potência, partindo de 3 HP (horse power, que equivale a ”cavalos de potência”, em tradução livre), o que o torna um tipo de motor mais versátil e ideal para embarcações menores.

Como os motores de popa ficam à mostra, as fabricantes costumam investir muito em inovações ligadas ao design, buscando o acréscimo de beleza e harmonia à carroceria das embarcações.

Qual a diferença entre motor de popa dois tempos e quatro tempos?

No mercado existem dois tipos de motores de popa: o de dois e o de quatro tempos. Assim como acontece com os motores de motocicletas, cada etapa realizada antes do efetivo funcionamento é considerada um tempo.

Tal diferença impacta diretamente em aspectos como potência, performance e preço, influenciando também a aplicação de cada um deles. Confira a seguir as características dos motores de popa.

 

Dois tempos

 

Os motores dois tempos não possuem válvulas de admissão e escapamento, apresentando apenas as etapas de compressão e combustão. A construção mais simples os torna também mais leves, fazendo com que sejam comuns entre pescadores amadores e pessoas que utilizam veículos náuticos para fins de lazer.

Durante o funcionamento, após o pistão subir para comprimir a mistura no cilindro, ocorrem a ignição e a combustão. Na sequência, os gases gerados se expandem e fazem o pistão descer, espremendo a mistura no cárter. Nesse momento, a janela de exaustão se abre, possibilitando a saída dos gases da queima.

Esse tipo de motor se destaca pela alta durabilidade e pela economia de combustível, notada em especial nos mais modernos, com sistema de injeção eletrônica. No entanto, existem também motores dois tempos carburados, consumindo uma quantidade maior de combustível e consequentemente emitindo mais poluentes.

A manutenção costuma ser simples e barata, já que eles contam com menos peças exigindo substituição. Além de equiparem embarcações, os motores dois tempos podem ser encontrados em motosserras, aeromodelos etc.

 

Quatro tempos

 

São motores mais complexos e com maior emprego de tecnologia, figurando como excelentes alternativas para uso profissional.

As quatro etapas de funcionamento — admissão, compressão, combustão e escape — conferem maior potência com menos ruído e vibração. Eles ainda são mais econômicos e menos nocivos à natureza, pois emitem uma quantidade baixa de poluentes em relação aos motores dois tempos.

Para manter o bom funcionamento, são necessários alguns cuidados preventivos periódicos, como a troca do óleo do cárter, o ajuste das válvulas e a inspeção da correia dentada, substituindo-a se necessário.

Mesmo que apresentem determinados aspectos semelhantes aos motores automotivos modernos, é importante ter em mente que a manutenção de um motor de popa quatro tempos exige um conhecimento muito mais aprofundado sobre esse tipo de propulsor.

 

Quais as melhores marcas de motor de popa do mercado?

Fica difícil de afirmar qual é a melhor marca de motor de Popa. Todavia, as marcas Mercury, Toyama , Hangkai, Yamaha e Evinrude são as mais conhecidas da atualidade. 

O mercado de motores de popa tem recebido várias novas opções nos últimos anos, tanto de modelos quanto de fabricantes. 

Veja abaixo quais são as principais marcas de motor de popa que podem chegar em sua oficina, ou podem ser selecionadas pelos seus clientes.

 

Motores de Popa Hangkai 

 

Sobre motores de popa Hangkai, sua origem, e ano de fabricação… foi um pouco difícil de encontrar, mas fiz uma pesquisa profunda e aqui está:

Hangkai é um fabricante chinês de motores de popa. Eles foram fundados em 2004 e estão sediados na província de Zhejiang, na China. Os motores de popa Hangkai são conhecidos por seu preço acessível e boa qualidade. Eles oferecem uma ampla gama de modelos, de 2 a 4 tempos e de 2 a 30 cavalos. Os motores de popa Hangkai são populares entre usuários recreativos e comerciais.

Muitas pessoas se questionam se o motor é bom. Vou fazer um Review em breve.

 

Toyama

 

 

Os motores de Popa Toyama fazem parte de um grande portfólio de produtos…

Pioneira na importação de motores e geradores para o Brasil, em 2019 a Toyama completou 20 anos no mercado nacional. Hoje, presente nos cinco continentes, a marca está registrada em mais de 150 países do mundo e atua fortemente na América Latina apresentando soluções em equipamentos de força e energia.

Em duas décadas, ampliou seu portfólio e apresenta soluções para diversos segmentos das linhas de Motores, Geradores, Big Geradores, Construção Civil, Marine, Agrícola, Floresta e Jardim. A Toyama oferece um grande número de itens, com mais de 450 produtos, 10.000 peças e 400 acessórios, e assim trabalha com um mix completo para todos os consumidores.

 

Yamaha

 

A japonesa é uma das maiores empresas nesse segmento, disponibilizando motores eficientes e de fácil manutenção acessível. Seus modelos mais recentes são o 30HMHS e o VMAX 115, que têm grande aceitação por aqui.

 

Mercury

 

Os motores de popa da fabricante americana também estão entre os mais usados, destacando-se pela inovação dos produtos. Para se ter uma ideia, o modelo Propane FourStroke 5HP, lançado no começo de 2019, funciona com gás propano, o mesmo utilizado nos botijões de cozinha.

 

 

Evinrude

 

Outra empresa dos Estados Unidos, a Evinrude é pioneira no desenvolvimento de motores de popa, atuando nesse mercado desde os anos 1910. Aliando à tradição, que a coloca como uma das principais marcas no segmento, os americanos apostam forte nos recursos tecnológicos e na alta durabilidade para se destacarem da concorrência.

Além das marcas citadas, outras grandes empresas, como Honda e Suzuki, também se mostram presentes no ramo. Isso indica que o reparador deve conhecer bem cada uma delas para realizar a manutenção de forma objetiva e eficiente.

 

 

Como fazer a manutenção do seu motor de Popa?

 

como fazer manutenção do motor de popa

Sei que não é o seu caso, mas existem pessoas que andam com o motor até ele se desmanchar.

Por parecer comigo, he, he! Mas é a mais pura verdade…

Como bem sabemos, os motores de popa são o coração, e o pulmão para o funcionamento eficiente do seu barco, seja qual for. 

Entretanto, o uso em ambientes salgados pode causar desgaste e danos ao motor se os devidos cuidados e manutenção adequada não forem realizados regularmente. 

Não sou profissional da área, mas posso compartilhar algumas sugestões que tenho visto serem eficientes para outras pessoas que possuem embarcações.

Motor de popa, manutenção passo a passo… É importante ressaltar que aqui não vamos ensinar algo técnico , mas sim, cuidados para aumentar a durabilidade do seu motor de popa.

 

 

1. Enxágue após o usar o Motor 

 

As pessoas subestimam a limpeza com água, não comenta esse equívoco. Vejo porque: após passear em águas salgadas ou salobras, é absolutamente essencial enxaguar o motor de popa com água doce. Este simples ato muitas vezes subestimado de manutenção, pode ter um impacto significativo na saúde do motor a longo prazo. 

O simples ato de enxágue remove os resíduos de sal que podem se acumular na superfície externa e nas partes internas, como o sistema de refrigeração.

O enxágue  também é uma oportunidade para verificar se há outras sujeiras que possam ter entrado no motor durante a sua viagem. Como exemplo disso, podemos citar: Algas, areia e outros detritos podem obstruir o sistema de refrigeração, levando ao superaquecimento e a danos potenciais.

No momento, pode não parecer, mas a prevenção pode valer a pena a longo prazo.

 

 

2. Confira a utilização do ânodo de sacrifício

 

Confesso que nem eu havia ouvido falar disso antes desse artigo. Mas estou tranquilo quanto a isso, ninguém sabe tudo…

O ânodo de sacrifício, também conhecido como ânodo de zinco, é um componente pequeno, mas vital, de qualquer motor de popa que passeia em água salgada ou salobra.

Este componente tem um papel na proteção do seu motor contra a corrosão galvânica — um processo químico que pode causar danos significativos ao seu motor se não for devidamente gerenciado.

A corrosão galvânica ocorre quando dois metais diferentes estão em contato um com o outro em um ambiente como a água salgada. Neste cenário, o metal mais ‘nobre’ (ou menos reativo) irá corroer o metal mais ‘ativo’ (ou mais reativo). No caso do seu motor de popa, os componentes metálicos do motor podem começar a corroer se não forem devidamente protegidos.

É aqui que entra o ânodo de sacrifício. Feito de um metal altamente ativo, como o zinco, o ânodo de sacrifício é projetado para ser o metal mais reativo no seu motor. Isso significa que, em vez dos componentes importantes do seu motor começarem a corroer, o ânodo ‘se sacrifica’ e é corroído em seu lugar.

Sendo assim, sugiro fazer inspeções visuais periódicas do ânodo de sacrifício, procurando sinais de desgaste ou corrosão. Se o ânodo estiver significativamente corroído ou reduzido em tamanho, é hora de substituí-lo.

 

 

3. Verifique o sistema de refrigeração do seu motor de popa e uso fora da água

 

Olha só, o sistema de refrigeração dos motores de popa usam a água ao redor do barco para ajudar a dissipar o calor gerado pelo motor durante a operação. A água é captada na base do motor e circula por ele para absorver o calor e então ser expelida.

No entanto, pode haver situações em que você precise ligar o motor fora da água — seja para fins de manutenção, diagnóstico de problemas ou preparação para a temporada de navegação. 

Em situações como essa, é fundamental fornecer uma fonte de água para o sistema de refrigeração do motor. Operar o motor sem água de refrigeração, mesmo por um curto período, pode causar superaquecimento e danos.

Para fornecer água ao sistema de refrigeração quando o motor está fora da água, você normalmente usará um dispositivo conhecido como “fone” ou “orelhas de coelho”. Este dispositivo se conecta a uma mangueira de jardim padrão e é colocado sobre as entradas de água na base do motor. Quando a água é ligada, ela flui através do “fone” e para o sistema de refrigeração do motor, permitindo que o motor seja operado com segurança.

Uma coisa importante, é Sempre consultar o manual do seu motor  para obter instruções específicas sobre como usar o “fone” e operar o motor fora da água.

 

 

4. Verifique o nível de óleo

 

Mesmo parecendo ser algo óbvio, é preciso ser dito. Conferir regularmente o nível de óleo do motor de popa e trocá-lo de acordo com as recomendações, é uma boa prática. Assim você vai manter a lubrificação das partes móveis e prevenir o superaquecimento.

Se o nível de óleo estiver baixo, por exemplo, o motor pode não ser lubrificado adequadamente, o que pode levar ao desgaste excessivo das peças e, eventualmente, ao travamento do motor. 

Em adição, o óleo velho ou sujo pode se tornar menos eficaz na proteção do motor, pois os aditivos que ajudam a limpá-lo e protegê-lo se degradam com o tempo.

Por outro lado, um nível de óleo excessivamente alto também é prejudicial. Pode levar à formação de espuma, que reduz a capacidade do óleo de lubrificar o motor e também pode entrar na câmara de combustão, causando mau funcionamento.

 

 

5. Faça a manutenção regular dos demais componentes do motor

 

Para garantir seu desempenho otimizado e confiabilidade, você precisa ter cuidados constantes com seu motor de Popa. Seguem algumas algumas sugestões para manter os demais componentes funcionando suavemente:

 

Limpeza da vela de ignição e do filtro de ar

 

 

A vela de ignição é a faísca que dá vida ao seu motor, enquanto o filtro de ar é o guardião que mantém o ar que entra livre de detritos e partículas. Para limpar a vela de ignição, remova-a cuidadosamente do motor e limpe qualquer depósito de carbono ou sujeira.

Verifique o espaço entre os eletrodos e ajuste-o para a distância recomendada pelo fabricante, se necessário. O filtro de ar pode ser limpo removendo-o do motor e usando ar comprimido para remover a sujeira e os detritos. Se estiver danificado ou excessivamente sujo, é hora de trocar por um filtro novo.

 

 

Cuidados com a cordinha da partida retrátil

 

A cordinha da partida retrátil é o elo inicial entre você e o funcionamento do seu motor. Se ela estiver desgastada, danificada ou apresentar sinais de fragilidade, pode tornar-se um obstáculo ao invés de um facilitador na partida do motor.

Para verificar a condição da cordinha, observe atentamente se há sinais de desgaste, como fios soltos, descoloração ou deformação. Além disso, se a cordinha parecer excessivamente rígida ou se você notar qualquer resistência ao puxá-la, isso pode ser um indicativo de que ela precisa ser substituída.

 

Lubrificação dos componentes móveis

 

 

Para lubrificar o motor de popa, você deve primeiro identificar os pontos de lubrificação. Estes são geralmente indicados no manual da Toyama. Em seguida, aplique um lubrificante de qualidade nesses pontos.

Alguns dos componentes móveis que geralmente requerem lubrificação incluem cabos de controle, articulações e o eixo da hélice. Após a lubrificação, certifique-se de que as peças se movem suavemente. Se você notar qualquer resistência ou ruído, isso pode indicar que mais lubrificação é necessária ou que há um problema que precisa ser investigado.

 

 

Manutenção da hélice

 

 

Antes de iniciar qualquer trabalho na hélice, desligue o motor de popa e retire a chave da ignição para evitar acidentes. Remova a hélice do eixo do motor e limpe-a para remover depósitos de sal, algas e outros resíduos. Verifique se não há danos visíveis na hélice e substitua qualquer componente desgastado ou danificado.

Aplique uma fina camada de graxa ou lubrificante marítimo no eixo do motor antes de recolocar a hélice. Isso ajudará a evitar a corrosão e facilitará a montagem. Certifique-se de que a hélice esteja bem fixada no eixo e gire livremente.

 

 

6. Armazenamento adequado do motor 

 

 

Tudo que você cuida dura muito mais. Quando não estiver em uso, é sugerido armazenar seu barco e motor de popa em um local adequado, protegido de exposição direta ao sol e chuva. Um ambiente coberto ajudará a evitar danos causados por condições climáticas adversas.

Fique atento ao tempo de navegação (uma boa pedida é ter um tanque reserva, para navegar com mais autonomia). Certifique-se de que o combustível do motor está em dia e tenha recipientes adequados com combustível extra à disposição.

Com todas as sugestões, seu motor de popa irá durar muito mais. Se surgir qualquer problema fora das sugestões, sugiro buscar um profissional qualificado.

Por fim, aqui abaixo você vai encontrar outros artigos relacionados que você também pode vir a gostar.

Leia Também...
contato.remocerto@gmail.com
Vila Anair, Cachoeirinha, RS Brasil. Rua Jacarandá 42
Todos os diretos reservados ao site Remocerto.com.br - 2023

ATENÇÃO: Conteúdo protegido!