A fantástica Fábrica de chocolates possui uma casa e fica em Gramado, uma cidade com uma estância de montanha situada no estado do Rio Grande do Sul. Influenciada pelos colonos alemães do século XIX, a cidade possui um toque bávaro com chalés alpinos, chocolateiros e lojas de artesanato.
Talvez por isso, o Chocolate é um dos doces mais populares e de admiração praticamente unânime, demorou para tomar o formato do jeitinho colonial que conhecemos. Lá, nas civilizações antigas, como Incas e Maias, a semente do cacau já era consumida.
Várias dessas fábricas de chocolate viram no turismo uma maneira de fazer crescer ainda mais seus negócios e, hoje em dia, além de oferecerem chocolates das mais diversas formas e sabores, muitas delas criaram atrações para os visitantes. O Mundo de Chocolate, da Lugano, tem réplicas de construções feitas com chocolate. O Reino do Chocolate, da Caracol, conta a história do cacau e do chocolate. Já a Florybal é famosa por suas lojas com temas lúdicos, que encantam a criançada!
Descubra mais sobre a história do chocolate e, porque o de Gramado é tão especial!
Table of Contents
ToggleCuriosamente, quem inventou o chocolate em pó e, depois, em barra foi o inventor Coenrad Van Houten em 1825. Coenrad criou uma prensa que permitia separar o licor da manteiga de cacau, assim, foi possível fazer um chocolate em pó mais saboroso que, com a manteiga, se tornava uma barra.
Entretanto, o começo do consumo do cacau é datado entre os anos 250-900 depois de Cristo. A civilização Maia, por exemplo, plantava o cacau, colhia e torrava as sementes formando uma pasta que depois era misturada à água, pimenta, cereais e demais ingredientes. O resultado era uma bebida consumida pela realeza, já que as sementes eram bem valiosas.
Assim, a semente passou a se tornar mais popular até Coenrad Van Houten criar o chocolate em barra e o alimento cair no gosto e acesso de muitos países.
Após saber quem é considerado o pai da criança, deve estar se perguntando por que o de alguns lugares do mundo são tão famosos, como Suíça e, especialmente aqui no Brasil, em Gramado. De fato, os chocolates de Gramado são especiais, deixa eu dizer por quê?
Tudo começou quando o brasileiro Jayme viajou para Bariloche, na Argentina, e conheceu a produção de chocolate artesanal. Assim, ele teve a ideia de criar a própria (e primeira!) fábrica de chocolate em Gramado em 1975.
Foi a partir daí que o chocolate em Gramado se tornou popular, uma verdadeira atração turística da cidade, principalmente devido à fábrica pioneira Chocolates ser a Prawer, que oferece sabores especiais de chocolate.
Sendo uma das empresas pioneiras na Serra Gaúcha, foi, fundada em 1975, e desde então várias outras fábricas foram criadas e se tornaram sucesso de vendas. É quase impossível não comer um chocolatinho ao longo da viagem, seja as barrinhas ou chocolate quente.
Para quem curte um tour, é interessante informa que as fábricas ainda permitem que sejam feitas visitas às suas dependências internas para conhecer o processo de fabricação do chocolate, os ingredientes utilizados ao longo do processo e o modo como trabalham seus funcionários.
Entre as fábricas de chocolate mais conhecidas de Gramado podemos destacar as seguintes fábricas:
Entre os chocolates mais falados por quem já experimentou, estão: Caracol e da Prawer, mas o ideal é que você prove um pouquinho de cada uma para escolher seu preferido — em várias das lojas você consegue umas amostrinhas grátis… São diversas lojas de chocolates em Gramado e uma delas irá ganhar seu coração. Quando se trata de marcas de chocolate, a palavra final só poder vir de você.
Festival do chocolate na Capital Nacional do Chocolate Artesanal
Gramado é a sede do famoso Festival Artesanal do Chocolate, um evento anual que acontece perto ou durante a Páscoa. A Chocofest é o maior festival de chocolate do Brasil e acontece, na serra gaúcha.
Nele, os visitantes podem provar variedades de chocolate em barra, bombons e outros doces.
Além do festival, outro fato que comprova e explica a fama dos chocolates de Gramado é que a cidade foi considerada oficialmente a Capital Nacional do Chocolate Artesanal, o que confirma a qualidade, tradição e orgulho pelo saboroso doce da cidade.
Além da Chocofest, Gramado também tem outros locais para visitar relacionados ao chocolate, como:
Outros locais relacionados ao chocolate em Gramado incluem: Caracol Chocolates, Chocolate Planalto.
Como você viu, o chocolate também faz parte da história do povo brasileiro, e a serra gaucha e a casa do chocolate no Brasil.
Além de conhecer as fábricas e seus projetos paralelos, um diferencial muito bacana em Gramado é que as fábricas de chocolate costumam buscar gratuitamente seus clientes no hotel onde estão hospedados. Essa política do transporte gratuito ajuda muito para pessoas que estão viajando sem carro.
Isso pode ser uma ótima opção para que visa ter experiencias gratuitas em sua viagem em gramado ou uma experiência onde pode investir pouco em um passeio. Por fim, aqui abaixo, existem outros passeios pelo Brasil afora que você também pode gostar.
ATENÇÃO: Conteúdo protegido!